• Image and video hosting by TinyPic


Desde que o iCloud foi anunciado, muitos brasileiros tem se perguntado como fica a situação de quem tem contas de diferentes países na App Store. Afinal, pelo fato de não termos jogos na loja brasileira, é prática comum entre os usuários a criação de contas na Argentina (que aceita cartão de crédito brasileiro) e nos Estados Unidos (que funcionam com gift cards). Mas com o dispositivo associado a apenas uma conta iCloud, como usar as App Stores de outros países?
Esta e outras perguntas nós iremos responder agora.

Como funciona o iCloud

No momento da instalação do iOS 5, o sistema já irá lhe perguntar o seu ID da Apple, para associá-lo ao iCloud. A parte interessante é que este ID não precisa ser, necessariamente, o mesmo usado na App Store; você pode criar outro somente para o serviço de armazenamento nas nuvens. A Apple mesmo dá a opção de criar um, com extensão @me.
Ou seja, são coisas independentes a conta do iCloud e a da App Store. Isso permite que você use diversas lojas no mesmo aparelho, como sempre fez até hoje.

Transferências automáticas limitadas a uma única conta

Há apenas uma limitação nisso tudo: os downloads automáticos. Com o iCloud, a Apple implementou a possibilidade de sincronizar os aplicativos entre todos os aparelhos. Ou seja, se você baixa um aplicativo no seu iPad, ele automaticamente irá baixar no iTunes do seu computador e no seu iPhone associado à mesma conta iCloud. A Apple chama isto de iTunes na Nuvem.
Mas este serviço é limitado a apenas uma conta da App Store. Se você habilitar a transferência automática em uma conta e depois tentar fazer o mesmo em outra, um aviso dirá que só será possível realizar uma nova troca depois de três meses.
Depois de feita a escolha e associar definitivamente a nova conta às transferências automáticas, aí você não conseguirá ativar o mesmo serviço em outras contas, não até passar os 90 dias.
Mas isso não tem nada a ver com o uso da App Store no dispositivo. Você continuará podendo se conectar na conta americana para baixar aquele jogo gratuito em promoção, passar para a argentina para comprá-lo e depois voltar para a brasileira e continuar instalando apps no aparelho. O único problema é que não poderá ativar as transferências automáticas para o computador ou outro dispositivo com mais de uma conta. Apenas isso, o resto continua normal, como sempre funcionou. :)
O iOS 5 no momento está em fase beta, exclusivamente para desenvolvedores. O lançamento público está previsto para o 3º trimestre deste ano.

Categories: