• Image and video hosting by TinyPic

IBM está criando o maior HD do mundo

Posted by Gui Silva On 17:49

Quem lida constantemente com tecnologia sabe a capacidade de armazenamento em disco cresce todo dia, mas isso já está ficando ridículo! A IBM está desenvolvendo um drive de nada menos que 120 petabytes de espaço. 

Esse número absurdo é equivalente a 120 milhões de gigabytes, ou 200 mil HDs atuais trabalhando juntos, ou espaço suficiente para guardar aqueles 24 milhões de arquivos mp3 que você não sabia onde colocar. 

Como – você pergunta – como eles fizeram para conseguir isso?

Os engenheiros insanos alinharam drives individuais em gavetas horizontais - como em servidores instalados em grandes centros de armazenamento de dados – a diferença é que eles aumentaram as “gavetas” para receber mais discos ao mesmo tempo. 

Para além da parte física, foi necessário criar um novo sistema de backup, que identifica discos que estão ficando saturados e passa a reproduzir a informação em outros discos, permitindo que o sistema como um todo funcione continuamente sem lentidão. 

Outra inovação é um sistema (chamado GPFS) que espalha arquivos por múltiplos discos. Espalha, é isso mesmo. O sistema permite que o computador leia ou grave partes diferentes de um mesmo arquivo ao mesmo tempo em discos diferentes.

O sistema está sendo criado por encomenda para um cliente que preferiu ficar anônimo. Será usado para simulações detalhadas de “fenômenos da vida real”.

Bruce Hillberg, diretor de pesquisa em armazenamento da IBM, reconhece que por enquanto isso tudo é “insano”, mas enxerga que no futuro o sistema pode se tornar padrão em sistemas de computação em nuvens.

Categories: ,

Youtube eletrônica

Loading...