• Image and video hosting by TinyPic

Há um tempo atrás, a mídia brasileira acabou tendo o descuidado de espalhar ao grande público que os celulares agora eram a nova ameaça com vírus e malwares (códigos maliciosos), o que fez muitos pensarem que era todo o tipo de smartphone que corria perigo, quando na verdade são alguns sistemas que são mais vulneráveis que outros.
A McAfee, tradicional empresa de segurança de informática (bastante conhecida por seus anti-vírus para Windows) faz todo o trimestre um levantamento da vulnerabilidade de todos os OS existentes, fazendo assim uma comparação entre eles. E no meio mobile, apenas dois sistemas não tiveram nenhum tipo de ataque este ano: o WebOS e o iOS.
Bem, o WebOS está sendo descontinuado pela HP (apesar dela afirmar que só os dispositivos serão abandonados, não o sistema). O iOS, por sua vez, está em grande crescimento, com cada vez mais dispositivos da Apple sendo equipados com ele. E é justamente o ambiente fechado que muitos reclamam o que permite uma segurança muito maior para os usuários, que podem baixar sem medo os aplicativos em seus aparelhos, não correndo nenhum risco de pegar vírus ou programas maliciosos.
No gráfico acima, dividido em sistemas móveis, a faixa vermelha representa o número de tipos de ataques sofridos no segundo trimestre deste ano.
Interessante na hora de decidir qual smartphone comprar. ;)

Categories: , ,