• Image and video hosting by TinyPic


imagem


Um novo sistema de comunicação a laser deve fazer pelas transmissões espaciais o mesmo que a banda larga fez pela internet no planeta.

Essa é a analogia que se pode fazer com a tecnologia do Laser Communications Relay, um dos três projetos que acabam de ser aprovados para testes pela Nasa e que devem transformar as técnicas de comunicação, navegação e propulsão no espaço.

A chamada comunicação óptica permite a troca de dados de forma até 100 vezes mais rápida do que os sistemas atuais. A qualidade de transmissão "banda larga" tem ainda a vantagem de usar receptores muito pequenos, o que permitiria à tecnologia ser colocada em aparelhos como nano satélites ou sondas terrestres.

Com a aprovação do projeto, o sistema a laser deverá ser testado em quatro anos e, se tudo der certo, será incorporado em futuras missões de exploração em Marte.

Os outros dois projetos aprovados devem ficar prontos em menos tempo- três anos. Trata-se de um relógio atômico de íons de mercúrio 10 vezes mais preciso do que os atuais e de uma vela solar com sete vezes o tamanho da maior já lançada ao espaço.

Os relógios atômicos permitem grande precisão na navegação e segurança em operações autônomas; já as velas solares usam os chamados ventos solares (partículas emitidas pelo Sol) para navegarem pelo nosso sistema.

Juntos, os três projetos de testes custarão US$175 milhões. Os lançamentos dos testes devem acontecer entre 2015 e 201

Categories: ,