• Image and video hosting by TinyPic

Galaxy Nexus vs iPhone 4S

Posted by M1 On 06:06



imagem

Com a chegada do Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) e do Galaxy Nexus, tornam-se inevitáveis as habituais comparações com o iPhone 4S e o iOS 5.

Quanto ao aspecto físico, não há muito a dizer: há quem prefira um, há quem prefira o outro; há quem esteja disposto a transportar o novo Nexus com as suas dimensões "grandes" para poder usufruir do ecrã HD, há quem preferisse que ele fosse mais compacto; há quem goste do seu formato curvo, há quem prefira um formato plano como o do iPhone... ou seja... gostos, concessões, prós e contras que cada um terá que pesar por si. 

Já quanto ao "software", aqui a coisa começa a ficar mais interessante... Já que se demonstra bem que o iOS da Apple começa a demonstrar o peso da idade, e tem coisas que - se há 3 anos atrás eram "novidades" e "inovações" - agora deixam de ser (mesmo sabendo-se que o iOS5 veio consertar algumas dessas falhas e adicionar coisas novas e interessantes). 

imagem

O sistema de "matar tarefas" ou remover notificações com um simples swipe (à WebOS) é bem mais prático e elegante que o sistema usado no iOS, que requer um long press + confirmação + home button para sair do modo de "tremeliques"; ou o swipe e confirmação de eliminação. 

Também no reconhecimento de voz, a transcrição "à posteriori" utilizada pelo iPhone passa agora a parecer arcaica frente ao reconhecimento em tempo real oferecido pelo Google e que vai escrevendo as coisas à medida que se fala.

imagem

imagem

Com os developers a dar cada vez mais atenção à qualidade dos apps que desenvolvem para a plataforma Android, em breve a principal vantagem do iOS poderá estar posta em risco (a existência desses mesmos apps, e que no Android surgiam de forma mais "artesanal")... 

Eu sempre disse que se chegaria a um ponto em que o Android se arriscaria a atrair utilizadores de iPhones... e parece-me que com este Android Ice Cream Sandwich, 2012 será o ano em que tal poderá começar a acontecer.

Esperamos que a Apple não fique adormecida perante este grande salto do Google, e que passe igualmente a reagir com maior celeridade aos aspectos que permanecem "envelhecidos" no iOS. 

Categories: