• Image and video hosting by TinyPic


imagem


São Paulo - O principal executivo da Microsoft, Steve Ballmer, demonstrou hoje, na CES, como a rede Xbox vai se tornar uma plataforma de entretenimento, educação e produtividade para ser explorada na TV, no computador pessoal e no smartphone. 

Em sua última participação em uma CES -- a Microsoft anunciou que a partir de 2013 não participará mais da feira de eletrônicos de Las Vegas -- Steve Ballmer afirmou que o console Xbox é líder no mercado de jogos e disse ainda que 18 milhões de Kinects, o dispositivo para Xbox que reconhece movimentos e voz, foram vendidos em 2011. 

"Temos muito orgulho do sucesso que o Xbox e o Kinect representam para a Microsoft e vamos expandir a experiência de uso desta plataforma também paraPCs com Windows e smartphones com Windows Phone", afirmou Ballmer. De acordo com Ballmer, PCs com Windows suportarão o Kinect a partir do dia primeiro de fevereiro. 

imagem


O executivo demonstrou como os usuários de PCs, smartphones ou tablets rodando Windows, além de TVs conectadas a um Xbox, poderão assistir filmes e séries de TV por streaming ou ainda jogar games em rede. 

Para fazer a demonstração, Craig Davidson, vice-presidente da divisão Xbox, usou um Nokia 900 rodando Windows para exibir como acessar filmes e games pelo serviço Xbox Live pelo smartphone. 

A Microsoft já possui acordo com as principais emissoras de TV dos Estados Unidos, como Fox e CBS, para transmitir programas de TV e eventos esportivos ao vivo, por streaming pela plataforma Xbox. Davidson também demonstrou uma espécie de Siri, a assistente de voz do iPhone 4S, desenhada para Kinect. 

Por meio de comandos de voz, é possível ligar a TV, acessar jogos, mudar os canais da TV, salvar arquivos e navegar na web. Para usar o sistema de comandos de voz, no entanto, é necessário ter um Kinect acoplado ao Xbox. No computador, o uso do Kinect permitirá operar o Windows por meio de comandos de voz. 

Craig demonstrou ainda um filme infantil interativo do grupo Vila Sésamo adaptado para a plataforma Xbox com Kinect. No filme, uma criança pode assistir à trama passivamente ou, por meio de gestos, interagir com os personagens, responder perguntas e decidir os rumos da história. De acordo com Craig, este tipo de tecnologia pode ser usada para criar conteúdos pedagógicos e acelerar o aprendizado das crianças. 

O executivo afirmou ainda que a partir de primeiro de fevereiro será possível usar o Kinect em PCs com Windows. De acordo com Steve Ballmer, o sensor de movimentos da Microsoft deve ganhar novas aplicações ao longo de 2012. Segundo Ballmer, fabricantes de carros como a Toyota já assinaram acordos com a Microsoft para explorar o Kinect como ferramenta para ajudar na condução de veículos. 

Ballmer ainda usou seu keynote para comentar as vendas do pacote Office 2010 no mundo que, segundo o executivo, representam o melhor desempenho da história da suíte de produtividade na história da Microsoft. "Nenhuma outra versão do Office vendeu tanto e em tão pouco tempo como o Office 2010", afirmou. Ballmer, no entanto, não revelou o número de licenças do Office vendidas em 2011. 

Ao comentar o desempenho de outros produtos da Microsoft, Ballmer disse ainda que o buscador Bing já detém 30% do mercado americano, se contabilizadas as buscas feitas também do Yahoo!, empresa associada à Microsoft, o que na opinião do executivo faz frente à liderança do Google no segmento de buscas. 

Ballmer não fez comentários sobre o player Zune e o navegador Internet Explorer, produtos da Microsoft que enfrentam graves dificuldades frente seus competidores, como iPod e Chrome, respectivamente.

Categories: , ,