• Image and video hosting by TinyPic


Xbox One foi anunciado hoje pela Microsoft e já entrou na disputa pelo título de melhor console da atualidade. Na briga estão o poderoso PS4, da Sony e o Wii U, da Nintendo. Diante dos novos modelos, as dúvidas sobre qual console comprar, qual apresenta gráfico mais realista e qual possui o hardware mais potente já começam a surgir. Para responder essas e outras perguntas, preparamos um comparativo confrontando esses três videogames da nova geração.
Tabela de comparação do Xbox One com o PS4 e Wii U (Foto: TechTudo)Tabela de comparação do Xbox One com o PS4 e Wii U (Foto: TechTudo)
Xbox One x PlayStation 4 x Nintendo Wii U
Os consoles da Sony e da Microsoft foram apenas anunciados, limitando as comparações de uma maneira geral. Porém podemos utilizar as informações preliminares para traçar um paralelo entre as tecnologias utilizadas na próxima geração.
- Gráficos
O vídeogame da Nintendo sai atrás na disputa no quesito gráficos. Apesar de possuir toda uma estrutura de hardware capaz de superar os conceitos visuais aplicados no Xbox 360 e no PlayStation 3, o Wii U está em desvantagem quando comparado com o que já se viu da nova geração dos concorrentes.
Trailer do novo Call of Duty foi exibido em primeira mão durante o evento (Foto: reprodução/ Microsoft)Trailer do novo Call of Duty foi exibido em primeira mão durante o evento (Foto: reprodução/ Microsoft)
O PlayStation 4 apresentou gráficos surpreendentes no PlayStation Metting, evento organizado em fevereiro para apresentação do console. Além de impressionar com os detalhes no acabamento de jogos como Killzone Shadow Fall e Drive Club, a nova tecnologia chocou o público presente com o grau de realismo de um rosto inteiramente desenvolvido através de uma nova engine da Quantic Dream.
O Xbox One não ficou para trás. Com gráficos de alta qualidade, os usuários puderam conferir no evento de apresentação do console um detalhado trailer de Call Of Duty: Ghosts. Com cenários complexos e variáveis, como uma devastada ambientação de guerra e florestas intactas, a composição dos personagens chamou muita atenção para o impressionante trabalho de iluminação e texturas. Ao contrário do que se esperava, o salto gráfico é sim grandioso, o que ficou ainda mais evidente ao comparar CoD: Modern Warfare 3 com o novo título da franquia.
- Controles
Nos controles convencionais a Nintendo sai na frente por priorizar a inovação. Apesar de já ter sido lançado, o display central do aparelho ainda não foi completamente explorado, mas ainda assim já oferece inúmeras possibilidades aos jogadores e desenvolvedores.  A tela do dispositivo, embora seja bastante criticada pela maioria dos usuários consideradoshardcore, impressiona pelos recursos oferecidos, sendo decisivo na maioria dos games produzido para o console.
Novo controle do Xbox One (Foto: reprodução/ Microsoft)Novo controle do Xbox One (Foto: reprodução/ Microsoft)
Embora não seja tão inovador quando o controle do Nintendo Wii U, o DualShock 4 também traz algumas novidades. O dispositivo chegará com a mesma disposição dos botões já conhecidos pelos fãs da empresa, porém com um touch pad central. O controle trará ainda um botão chamado share, que permite que o jogador compartilhe inúmeros conteúdos com os demais usuários.
O controle convencional do Xbox One foi redesenhado e ganhou um novo modelo de direcionais analógicos. Porém, como já era de se esperar, o destaque do novo console é a nova versão do seu controle de movimentos: o Kinect. O novo dispositivo terá a capacidade de capturar imagens em até 1080p e será determinante na interação dos usuários com o vídeogame.
- Conexão e interação entre os usuários
Após a aquisição da Gaikai, a Sony planeja oferecer um serviço grandioso. Com o objetivo de ser uma rede social completa para os jogadores, a empresa deve oferecer aos usuários ferramentas de interação complexa, como gravar e compartilhar parte dos jogos, visualizar partidas de amigos em tempo real e até mesmo jogar jogos sem precisar efetuar nenhum download.
Já a grande a aposta da Nintendo ainda caminha de maneira não tão grandiosa. O aguardado Miniverse é diretamente prejudicado pela fraca recepção do público em geral relacionada ao Nintendo Wii U. O serviço recebeu recentes melhorias, como uma versão para PCs e smartphones. A empresa ainda planeja oferecer suporte da rede para o portátil 3DS, porém ainda sem previsão.
Xbox One (Foto: reprodução/ Microsoft)Xbox One (Foto: reprodução/ Microsoft)
Já as interações oferecidas pelo Xbox One chamam muita atenção. Além de salvar e organizar todo o conteúdo obtido através do console na nuvem, os usuários poderão efetuar chamadas de áudio e vídeo através do Skype, utilizando o Kinect. Além disso, o console possuirá um avançado sistema de reconhecimento facial, de voz e de gestos, tornando a experiência de navegação pelos menus mais fluida. Desta forma, o Xbox pretende se tornar uma central multimídia, tentando capturar um maior grupo de usuários possível ao oferecer diversos serviços em um só aparelho, como TV, Internet, música, Skype e games.
- Jogos anunciados
Grande parte da rejeição do público em geral relacionada ao WiiU está ligada aos jogos disponíveis no mercado. Os principais lançamentos do console são multiplataformas ou títulos recentes da franquia Mario, além do exclusivo ZombiU.  A chegada de um novo Zelda, aguardado de forma não oficial para 2014, pode alavancar as vendas do novo console da Nintendo.
O PlayStation 4 ainda não chegou às lojas, mas já anunciou franquias de peso para um período próximo ao lançamento do console. Entre os jogos aguardados estão Killzone ShadowFall, Infamous: Second Son, Destiny, Drive Club, Assassin’s Creed 4: Black Flag, KNACK, The Witness, Deep Down e uma versão do aguardado Watch Dogs.
Cenas do FIFA 14 rodando no novo Xbox One (Foto: Reprodução)Cenas do FIFA 14 rodando no novo Xbox One (Foto: Reprodução)
Após sofrer inúmeras críticas pelo baixo número de jogos de qualidade exclusivos, a Microsoft resolveu entrar na nova geração com força total. O Xbox One trará em seu primeiro ano 15 jogos exclusivos, sendo oito novas franquias. No evento de apresentação do vídeo game confirmaram  Fifa 14, Madden NFL 25, UFC, NBA Live 14, Forza Motorsport 5 e Quantum Break, além do já citado Call of Duty: Ghosts.
- Hardware
Comparar o desempenho dos hardwares dos consoles é algo extremamente superficial, pois tudo depende da forma como os desenvolvedores irão se relacionar com a estrutura oferecida pelas empresas. Quando comparado com o Nintendo WiiU, o PlayStation 4 impressiona. A GPU trabalhará independente da CPU e de acordo com informações da própria Sony o console terá poder de processamento de até 1.8 Teraflops.
O Xbox One, novo console da Microsoft (Foto: Divulgação) (Foto: O Xbox One, novo console da Microsoft (Foto: Divulgação))O Xbox One, novo console da Microsoft (Foto: Divulgação)
A estrutura do Xbox One é bastante semelhante a do PlayStation 4. O console chegará às lojas com USB 3.0, HDMI In/Out, 8GB de memória RAM e 500 GB de HD. Todas as versões do aparelho a princípio chegarão às lojas com a nova versão do Kinect. Desta maneira, veremos mais uma geração de disputas diretas entre os consoles da Sony e da Microsoft, que devem apresentar mais novidades na E3 2013.

Fonte:techtudo

Categories: , , ,