• Image and video hosting by TinyPic


imagem


De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Centro de Pesquisa Economica Européia (ZEW), Universidade de Baylor e a Universidade do Texas em Arlington,video games violentos diminuem a tendência de se cometer crimes violentos. A teoria é simples: Pessoas violentas são atraídas por jogos violentos; eles gastam muitas horas jogando-os do que, digamos, roubando uma BMW de um babaca qualquer ou acertando uma velhinha na rua com um bastão. 

Enquanto que o estudo afirma que (de maneira debatível) jogos violentos podem causar aumento da agressividade, os pesquisadores concluíram que o benefício ao convívio social, enquanto jogadores de Call of Duty forem restritos as salas de estar ao invés de assaltando trens e roubando bancos, supera os pontos negativos de alguns malucos que decidem perder o bom senso. 

"Os efeitos de se jogar games violentos inclui a promoção da atitude agressiva e o controle dela", diz Benjamin Engelstätter, pesquisador do ZEW. "Nossos achados no Estados Unidos mostram que o controle da agressão é mais forte do que seu aumento. Portanto, possíveis controles do conteúdo violento nos jogos devem ser cuidadosamente desenhados. Eles poderiam diminuir a tendência agressiva a longo prazo. Porém, a curto prazo, podem ocasionar um aumento na quantidade de crimes cometidos por jogadores quando os jogos contiverem cada vez menos situações violentas por causa do controle de conteúdo." 

Mesmo que seja verdade que a taxa de crimes tenha decrescido nos últimos 20 anos enquanto que jogar video games aumentou (veja o gráfico) ...

imagem


... também é verdade que correlação nem sempre é causa, e conceitos amplamente sociais como declínio da taxa de crimes possuem causas mais complexas que a crescente popularidade dos video games. Para entendimento da questão, ações individuais do ser humano são muito complexas também, onde tentativas de entender o efeito de jogos violentos (ou quaisquer outros tipos) numa pessoa é provavelmente impossível. São simplesmente muitos dados a se inserir no sistema para se determinar quais são as causas de coisas tão complexas como crimes. Se eu fosse de apostar, entretanto, colocaria minhas fichas no crime ser causado pela combinação de genética e recentes traumas infantis. Pode me taxar de louco.

Categories: ,

Youtube eletrônica

Loading...